segunda-feira, 24 de julho de 2023

Boas férias...

Depois de um ano recheado de projetos, atividades e novos desafios, fica a sensação de missão cumprida. A equipa do PES deseja a toda a comunidade educativa umas excelentes férias e um merecido descanso! Aqui fica um filme que apresenta algumas das mais importantes atividades do nosso projeto dos últimos anos (versão alargada daquele que foi mostrado no encontro Reflexões Pedagógicas).

Boas férias a todos! 😎

                                              

terça-feira, 18 de julho de 2023

Reflexões Pedagógicas 2023

Decorreu no passado dia 14 de julho, no auditório da SCMA Rainha Santa Isabel, mais um encontro de Reflexão Pedagógica. Neste momento de intensa partilha de experiências pedagógicas, docentes, educadores e responsáveis da nossa instituição, puderam ver e comprovar a imensa riqueza dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos na nossa escola. A equipa do Projeto de Educação para a Saúde não poderia deixar de estar presente! Aqui fica o PowerPoint que apresenta, em traços gerais, o nosso projeto e que foi mostrado a todos os participantes.


segunda-feira, 3 de julho de 2023

Cyberbullying e os riscos das redes sociais (4ºA)

No passado dia 09 de junho a turma do 4ºA recebeu a equipa do PES para uma sessão super interessante sobre Cyberbullying e os riscos das redes sociais. Num ambiente descontraído, os alunos participaram de forma muito ativa e interessada, expondo as suas dúvidas e colocando questões muito pertinentes. No final todos partilharam da mesma opinião: o mais importante é reconhecer os sinais, prevenir e denunciar para proteger as vítimas e evitar agressões.





quarta-feira, 7 de junho de 2023

Suporte Básico de Vida


No passado dia 02 de junho as turmas do 9º A e B, nas suas aulas de Ciências Naturais e Físico-Química, contaram com uma sessão de formação sobre Suporte Básico de Vida (no âmbito das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais), administrada por uma formadora da Cruz Vermelha, mãe da Catarina Nogueira do 8ºA. Durante a sessão, os alunos puderam aprender e executar os procedimentos corretos a ter na assistência à vítima inconsciente e em paragem cardiorrespiratória. Desobstrução da via aérea, posição lateral de segurança, suporte básico de vida (reanimação cardiorrespiratória) e chamada de emergência, fizeram parte desta aula que se tornou o início de uma capacitação dos nossos alunos finalistas para a vida futura.









quarta-feira, 24 de maio de 2023

Cyberbullying e riscos das redes sociais (6º ano)


 Nos passados dias 16 e 17 de maio os alunos do 6º ano A e B foram convidados a refletir sobre o Cyberbullying. Durante as sessões, que decorreram na aula de Oficina dos Afetos (6ºA) e de Ciências Naturais (6ºB), os alunos debruçaram-se sobre o que é, quem pratica e como agir para denunciar, quer sejamos vítimas quer observadores. Sabemos que este tipo de situação pode acometer qualquer um de nós em qualquer momento e em qualquer lugar. O importante é refletir para saber agir!

segunda-feira, 13 de março de 2023

XVIII Semana da Cultura e do Desporto

Depois de três anos de interregno eis que voltou a semana pela qual os nossos alunos tanto ansiavam! A XVIII Semana da Cultura e do Desporto, que decorreu nos passados dias 23 e 24 de fevereiro, celebrou uma vez mais o desportivismo, o mérito e o espírito de equipa, com um leque de convidados das mais diversas áreas: râguebi, futebol, teatro, música popular, danças tradicionais, acrobática e espetáculo de rua. 

Foram dois dias recheados de bons momentos, muita atividade física e companheirismo. 

Ficam aqui algumas das fotos que relembram esses dias!