Regressar à escola é, para um professor, abrir a porta a uma multiplicidade de exigências. Há que diagnosticar conhecimentos e capacidades para definir por onde se começará e o que deverá ser integrado no caminho. Há que conhecer os alunos novos e reconhecer os já conhecidos, para dar início à construção de um caminho partilhado, onde todos queiram estar. Há que perceber como são os alunos, o que sentem, o que pensam, porque estão ali.
A cada início de ano, o professor sabe que é muito mais do que um mestre que transmite conhecimentos. Sabe que cuida e acompanha os seus alunos enquanto pessoas sensíveis com uma história e um percurso próprios. Por essa razão, o professor sabe que cuidar da saúde mental é cada vez mais importante para que a escola possa ser escola. Mas quantas vezes o professor sente que não está preparado para esta tarefa, que vai tão além daquilo que foi o seu percurso académico?
Neste contexto, e como forma de relembrar o Dia Mundial da Saúde Mental, o psicólogo e professor Eduardo Sá, promoveu o seguinte webinar:
Sem comentários:
Enviar um comentário